COMO É TRANSMITIDA A COVID-19

 

COMO É TRANSMITIDA A  COVID-19

 

A principal forma de transmissão do Coronavírus é entre pessoas. Por meio de espirros, tosses ou até mesmo a fala, pessoas infectadas expelem gotículas de saliva e secreções que podem conter o vírus. Essas gotículas podem contaminar superfícies e objetos e, posteriormente, infectar pessoas que tocaram nesses locais e levaram as mãos aos olhos, nariz e boca, entre outras áreas mucosas do corpo.

É importante ressaltar que pessoas sem sintomas da COVID-19 podem sim transmitir a doença, pois, a maioria dos casos de Coronavírus no mundo são assintomáticos ou apresentam sintomas leves. Esses podem espalhar o vírus através de gotículas salivares e secreções, portanto, é tão necessário o isolamento social nesse momento.

 

Fonte: Prefeitura de Jundiaí – SP

 

Ademais, é importante comentar sobre os animais domésticos, onde segundo a fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), não existem estudos aprofundados sobre o tema, porém, o risco de animais domésticos contraírem  ou transmitirem o vírus da COVID-19 é praticamente inexistente. É constatado que, em todo o mundo, há menos de 25 casos de cães e gatos que contraíram a COVID-19, e mão existem relatos de animais domésticos que tenham transmitido o vírus a seus donos. Além disso, foi constatado apenas no dias 22 de Outubro de 2020, pelo jornal “O Globo”, o primeiro caso de corona vírus em um felino no Brasil, demonstrando a raridade do caso em animais domésticos.

 

 

Referencias

 

https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/brasil-registra-primeiro-caso-confirmado-de-gato-com-covid-19-veja-como-proteger-seu-pet-24699866

 

https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca

 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=291730

 

https://portal.fiocruz.br/pergunta/animais-domesticos-podem-contrair-ou-transmitir-o-novo-coronavirus

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas